RSS

Progredindo ao terceiro mês

17 nov

Então, resumidamente, passaram-se três meses da cirurgia, a recuperação já está 100%, tal como a almentação e a perda de peso.

Com um pouco mais de detalhes, semana passada, quinta-feira, dia 08/11, fecharam três meses que fiz a cirurgia. Entre o segundo e o terceiro mês atingi uma meta pessoal intermediária (considerando minha meta total de emagrecimento, que é baixar 70Kg): consegui baixar dos 130Kg! Para mim isto foi um marco, uma vez que não recordo a última vez que pesei menos de 130Kg. E a “pesagem oficial” (até parece lutador de MMA :)), no dia exato que completei os três meses, bateu em 124,9Kg!

No gráfico abaixo dá pra termos uma visão de como está o progresso da redução de peso, acompanhado semanalmente desde a cirurgia. A linha azul mostra a pesagem semanal, a linha vermelha mostra uma tendência linear de perda de peso (o que sabemos que não é verdade, mas pelo menos serve como uma base de comparação), e a linha verde mostra uma tendência exponencial (o que é o mais perto da “realidade”, uma vez que considera um início rápido e um final lento). De qualquer forma, se as tendências estiverem certas, entre março e maio do ano que vem devo atingir minha meta final, dos 70Kg… Então as tendências devem estar erradas, pois eu acho que via demorar mais que isso, até porque aqui temos apenas um ano de cirurgia, e a meta está setada para baixar todo esse peso em dois anos. 🙂

Progresso do emagrecimento

Progresso do emagrecimento

No total já baixei 33,4Kg, sendo que esta perda de peso representa 47,71% de todo o peso que quero perder (70Kg) até 08/08/2014, quando completo dois anos de cirurgia. Sei que no início a perda de peso é muito rápida, e que depois fica lenta, talvez até estabilizada (e por que não dizer que talvez até recuperando algumas gramas, mesmo que involuntariamente?), entretanto chegar em três meses em quase a metade de tudo que desejo emagrecer em dois anos, na minha opinião é uma BAITA resultado! Enfim, estou muito satisfeito com o resultado e feliz por estar conseguindo alcançá-lo.

Saco de arroz de 5Kg

Imagina 7 sacos desses… pois é, já emagreci quase isso 🙂

Fechados então estes três primeiros meses, tive uma consulta com o cirurgião. Ele comentou positivamente sobre o meu progresso na redução de peso e de medidas, solicitou uma bateria de exames (os quais vou levar para ele na próxima consulta, em janeiro de 2013), e confirmou o que eu mais estava esperando: me liberou para fazer atividades físicas! 🙂 De imediato recomecei minhas caminhadas, com meu parceiro de workout que é o RunKeeper. Já havia utilizado ele em outra ocasião, e agora sim, voltei com tudo e ele me ajuda a atingir minhas metas de caminhada, pois me ajuda a identificar a velocidade em que estou caminhando, a distância percorrida, quanto tempo já passou, etc. E como toda essa informação é auditiva, não preciso parar o exercício para saber como estou indo. Como exemplo, fiz três caminhadas depois que fui liberado para realizar atividades físicas, a primeira de um pouquinho mais de 5Km (começando devagar, afinal era a primeira caminhada em muito tempo), a segunda de 6,15Km (aumentando a pegada), e a terceira bem mais curta, apenas 4,77Km, mas já adicionando uma bela de uma subida no trajeto. E com a dupla RunKeeper + Google Maps (onde traço previamento a rota que vou fazer), já tenho programado o próximo desafio, que são quase 7Km, com duas subidas.

Observação: Estou falando bem do RunKeeper, mas estou pensando em pegar outros programas e compará-los com o RunKeeper, para ver qual acho melhor e, talvez, trocar de programa helper de treino. Ainda nem levantei as possibilidades, mas sei que a Nike e a Adidas tem esses helpers, e existem uma série de outros programas. Vou testar um por um, pelo menos dos mais famosos, e quando decidir em definitivo por um, escrevo um post com meus comentários sobre os aplicativos.

Gosto de caminhar, mas prefiro correr. Entretanto ainda não estou com essa bola toda para já sair fazendo corridas, então meu plano é caminhar por mais ou menos um mês, e se tudo estiver indo bem, pela segunda quinzena de dezembro começar com as corridas.

Ah, e retornei ao futebol também, coisa que tive que parar desde antes da cirurgia pois havia rompido os ligamentos de um dos dedos (sou goleiro e tive um “acidente de trabalho” em um jogo :)). Agora os próximos passos são, não necessariamente nesta ordem, caminhar, correr, andar de bicicleta (a magrela foi pouco utilizada e agora tá parada, só me esperando), jogar futebol, e por fim jogar rugby com o pessoal do trabalho, que tem treinado todas as semanas.

Um dos resultados disso tudo foi quando um dia de manhã, após o banho, me olhei no espelho e instintivamente falei “Bem vindo de volta pescoço! A quanto tempo não lhe via!” e caí na gargalhada comigo mesmo, afinal era um bloco única dos ombros até a cabeça, e agora o pescoço já esta aparecendo 🙂

Tudo, a cada dia, ficando cada vez melhor!

 
Deixe um comentário

Publicado por em novembro 17, 2012 em Alimentação, Exercícios, Recuperação

 

Deixe um comentário